Apresentação

A U.R.P.I.C.A. - União dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Almada, é uma associação formada a 15 de Maio de 1978, concebida com os ideais de proporcionar melhores condições de vida aos idosos e reformados do Concelho, após a Revolução de Abril de 1974.




  • A ideia da formação desta associação começou pelo dinamismo de algumas pessoas, que, através do seu trabalho voluntário, organizavam actividades para angariar fundos (bailes e rifas são exemplos disso), para tal contaram com a ajuda de Instituições do Concelho: Cooperativa Piedense, S.F.U.A.P., Clube Recreativo Piedense e Teatro de Campolide (hoje Companhia de Teatro de Almada). A colaboração do advogado Dr.Inocêncio Amaro também foi fundamental, tanto na elaboração dos estatutos como na escritura.


  • Em 1981 a URPICA foi registada no Livro das Associações de Solidariedade Social, sendo considerada "Pessoa Colectiva de Utilidade Pública", tendo, graças a um subsídio da Câmara Municipal comprado instalações que funcionariam como Centro de Convívio.



  • Em 1982, a URPICA estabelece o seu primeiro "Acordo de Cooperação" com a Segurança Social, inaugurando, no mesmo ano, a valência de Centro de Dia na Cova da Piedade. Foi igualmente neste ano, que a URPICA aderiu ao GCI (Grupo Concelhio de Idosos do Concelho de Almada).



  • Seguiu-se a criação dos Centros de Dia: Laranjeiro (1984), Pragal (1987), Costa da Caparica (1995) e Almada-Velha (2001), contando sempre com o apoio da Autarquia. Foi no ano de 1995 que se iniciou o Apoio Domiciliário na zona da Cova da Piedade e, anos mais tarde, em 2004, na freguesia do Laranjeiro.

Actualmente temos em funcionamento os Centros de Dia: Cova da Piedade, Laranjeiro e Almada-Velha e o Apoio Domiciliário nas freguesias da Cova da Piedade e Laranjeiro.





Projecto Futuro

Devido ao aumento do número de utentes a usufruirem dos nossos serviços e, ás condições que a nossa Instituição carece, está neste momento, em fase de projecto,o alargamento das nossas Instalações.

O futuro passa por aqui....


Comentários